Recurso Naturais - Hidrografia do Município

Hidrografia:
O Município de São Gonçalo do Pará possui em seus canais hídricos, dois principais rios, ambos pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, esta bacia, faz parte das doze bacias hidrográficas do território brasileiro percorrendo uma faixa de extensão de aproximadamente 2.700 km de território. O município é banhado pelo Rio Pará que nasce na Serra das Vertentes próximo ao povoado de Hidelbrando, no município de Resende Costa. A bacia do rio Pará é uma das mais importantes da bacia do Rio São Francisco, envolvendo 38 municípios, com uma área de 234.347 km².  O Rio Pará outrora também conhecido como Rio Pitangui.  Além de seu valor enquanto recurso natural, também possui um valor simbólico, pois faz parte da história que deu origem ao nome do município.

 

Outro rio importante para o município é o Rio São João, que nasce no Município de Espera Feliz, tendo como seu principal afluente o Rio Caparaó. Eu seu perímetro urbano o município conta com duas lagoas. A Lagoa da Bagagem localizada entre os bairros Lago Azul e São Paulo. O Bairro São Paulo popularmente conhecido como “Bagagem” um influencia direta de sua localização próxima a Lagoa. Segundo relatos orais de moradores de São Gonçalo do Pará, a lagoa recebeu esse nome devido ao período em que foi parada de viajantes que passavam pela estrada que atualmente liga o Município de Igaratinga a São Gonçalo do Pará, estrada esta que se liga a BR AMG 430 próximo a Comunidade de Água Limpa. Já o Bairro Lago Azul também localizado próximo a Lagoa, acima o que dá uma vista panorâmica da lagoa, recebeu esse nome em consequência dessa proximidade.Já a Lagoa da Biquinha, também localizada no perímetro urbano da cidade, recebeu esse nome em consequência de seu pequeno fluxo de água, que inicialmente jorrava em uma pequena bica. O Córrego da Biquinha deságua no Córrego do pinto que segue seu fluxo até desaguar no Rio Pará.

 

O Município de São Gonçalo do Pará também possui em sua hidrografia o Ribeirão dos Morais , que tem sua nascente localizada no Município de São José do Salgado, distrito de Carmo do Cajuru. Deságua na Rio Pará possui uma extensão de aproximadamente 25 km, tem com afluentes pequenos córregos. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) é quem realiza o tratamento de água na Estação de Tratamento de Água- ETA.

 

O sistema de abastecimento do município começou a ser operado pela COPASA em 1983. Além de seu valor enquanto recurso natural , o Ribeirão dos Morais está ligado diretamente à nossa história , pois  foi o primeiro local onde Felipe de Freitas se apossou de terras.

 

Características Geográficas
• Altitude:

- Máxima: 970 m
- Local: Cabec.Corrego Tamanduá
- Mínima: 736  Local: Foz Córrego Conquista

• Ponto central da cidade: 750 m

• Temperatura:
- Média anual: 21,8 C
- Média máxima anual: 28,7 C
- Média mínima anual: 15,8 C

• Índice médio pluviométrico anual: 1272 mm

• Relevo:
- Topografia %
- Plano: 30%
- Ondulado: 60%
- Montanhoso: 105

 

Bibliografia:

- Amaral, Manoel Ferreira do, História de São Gonçalo do Pará – à beira do Rio Pará, de edição de 2003, Gráfica Sidil, Divinópolis/MG.
- Site Nascentes das Gerais.
- IBGH (Consulta realizada ao site dia 12/07/2013).

 




TAG's: Hidrografia, Município

Inicial | Voltar
Link permanente: