Criação da Bandeira

Bandeira de São Gonçalo do Pará

A criação da bandeira do município de São Gonçalo do Pará.

O início do processo de elaboração da bandeira do município de São Gonçalo do Pará, ocorreu em 1973 com o então prefeito Osvaldo Luiz Maia. Inicialmente esse processo de elaboração foi realizado de forma democrática, por meio de editais e realização de concursos, mobilizando assim os estudantes e parte da sociedade sangonçalense. Embora  um grande número de ideias tenham  sugerido, nenhuma foi de fato aprovada, pois não cumpriam as normas técnicas exigidas pela heráldica*. As cores e desenhos utilizados na elaboração de bandeiras possuem um valor simbólico, onde cada elemento representa uma característica do município.

 

Após as dificuldades técnicas encontradas na elaboração da bandeira, o prefeito Osvaldo Luiz Maia juntamente com Osvaldo Catarino Evaristo recorreu a um popular heraldista de Belo Horizonte.  O projeto original elaborado pelo heraldista belo-horizontino sofreu leves alterações propostas por Osvaldo Catarino Evaristo.  Segundo descrito no livro “A beira do Rio Pará” de Manoel Ferreira do Amaral, as cores foram propostas por Bráulio Antônio Vieira, Osvaldo Catarino e pelo mesmo. Neste trabalho realizado em 2003, onde descreve entre divertidos casos, e entre pesquisas um pouco da história do município, cita também os significados e valores simbólicos da bandeira. Segundo ele: a cruz ao centro da bandeira representa a fé cristã do povo de são-gonçalense. A engrenagem e a indústria representam o futuro, o caminho do progresso. As montanhas e o azul que escorre entre elas representam o Rio Pará, a força, potência, e nossos recursos naturais. A cabeça de gado representa à pecuária. Os ramos de cana envoltos ao escudo representam a agricultura. Abaixo o dístico com duas datas, a esquerda representa o dia, o mês e ano de aprovação da Lei Estadual N°336 que possibilitou à elevação de São Gonçalo do Pará à categoria de cidade. A data registrada a direita representa a data em que esta lei vigoraria.

 

As cores que compõem a bandeira também possuem um caráter representativo são elas: branco, preto, azul, marrom, verde e rosa. Cada qual com seu valor simbólico. Segundo Manuel. F. Amaral o branco ao fundo do brasão representa a paz, a pureza, a conduta, e a liberdade. O preto nos traços do brasão representa a fé da sociedade são-gonçalense.  O azul que jorra entre as montanhas representa o Rio Pará, a força, e a potencia de nossas águas.  O marrom contido na cabeça de gado e nas montanhas representam nossas terras.  O rosa da bandeira representa nossa juventude, o amor, à alegria, nossas crianças , o despertar para a vida.  O verde nos galhos de cana, e de milho envoltos no escudo representam o esplendor vegetal, e a esperança de nossa gente.

 

*Heráldica:  uma atividade que teve inicio no século XII, responsável por criar brasões destinados a representar características de um país, estado, cidade, de uma família ou mesmo de um único indivíduo. 

 

Bibliografia:
- Amaral, Manoel Ferreira do, História de São Gonçalo do Pará – à beira do Rio Pará, de edição de 2003, Gráfica Sidil, Divinópolis/MG.
- Primeiro livro de Atas da Câmara Municipal de São Gonçalo do Pará, 1949.




TAG's: Criação, Bandeira

Inicial | Voltar
Link permanente: