Pontos Turísticos

Visão Diurna Matriz de São Gonçalo

Atrações Turísticas
Em meio um aspecto arquitetônico moderno a arquitetura presente na cidade entra em contraste com marcas de um passado ainda vivo, presente em monumentos espalhados pela cidade. A cidade possui entre seus principais pontos turísticos monumentos de arquitetura barroca e de mão de obra escrava como a Matriz de São Gonçalo do Amarante, e o Cemitério de Santo Antônio do Monte, ambos os monumentos, estão presentes não só na paisagem da cidade, mas também fazem parte da memória coletiva da população.

 

A Matriz 
A Matriz de São Gonçalo do Amarante traz em sua arquitetura elementos do estilo barroco, construída entre os anos de 1751 a 1755, segundo a história oficial do município e segundo registros da Arquidiocese de Mariana. Seu construtor foi José Oliveira da Costa e sua equipe especializada em construção de igrejas, a equipe era formada por dois carpinteiros, três pedreiros, um pintor, um mestre de obras e alguns serventes, a maioria a ocupar essa função eram escravos. Sua estrutura física é formada por paredes de adobes, apertados em traves de aroeira.  Não possui grandes ornamentos de ouro, sua beleza se encontra na simplicidade e nos detalhes tanto na alvenaria quanto no trabalho em madeira. Já entre suas principais características barrocas, destacam-se as portas com relevo  almofadado, janelas e portas com verga em forma alteada. Há a presença de coro e tribuna, ambos possuem em seu parapeito balaústres torneados em madeira. No altar-mor, há trabalho com certos detalhes em madeira.

 

Na metade do templo, há dois altares laterais com aspecto de oratório protegidos por uma vidraça, trazendo cada um na parte superior uma grande e bela imagem de Nossa Senhora de Lourdes e de São José. Duas outras imagens merecem ser mencionadas, ambas esculpidas em madeira: o padroeiro São Gonçalo do Amarante e  Nossa Senhora das Dores.

 

Próximo à porta principal há um para vento ornado de vitrais coloridos. Na parte superior desse para vento está escrito em latim “Domus Dei” casa de Deus...  Há duas torres, uma das quais abriga um enorme sino e outro menor. Na parte externa da mesma torre funciona um relógio.

 

O Cemitério
O Cemitério de São Gonçalo foi construído entre os anos de 1853 e 1855 tendo como principal idealizador o Padre Eugênio Maria de Genova, em suas missões. Este Padre que percorreu diversas localidades edificando monumentos em nome da Igreja.  Segundo descrito por Manoel F. do Amaral em seu livro “A Beira do Rio Pará” a construção do cemitério teria se valido de mão de obra escrava da Fazenda do Ribeirão do Morais, do proprietário Senhor Inácio Ferreira Gomes. O cemitério recebeu um prolongamento de suas estruturas em consequência do crescimento populacional do município, mas isso não descaracterizou suas características básicas de construção oitocentistas, que foram preservadas por sua importância histórica.

 

Escola Municipal Coronel Epifânio Mendes Mourão
Inaugurado em 1930, a construção em epígrafe trata-se de edificação institucional  de ensino, desde a sua construção .inicialmente intitulada “Grupo Escola Benedito Valadares” justa homenagem ao ilustre político paraminense responsável por usa implantação. Atualmente o prédio abriga as dependências da Escola Municipal Coronel Epifânio Mendes Mourão numa permuta elementar de espaço entre as duas escolas. Sua abordagem histórica menciona com propriedade o estilo Neoclássico com depuração das formas genuinamente Art. Deco, resultando estilo entendido como eclético, registrando em São Gonçalo do Pará de outrora manifestações da tendência de gostos depurados e refinados com suas linhas básicas e criteriosamente geometrizadas, definindo seu  testemunho estilístico-formal.

 

Cruzeiro do Bonfim
Também conhecido como Cruz dos Martírios, localizado em frente ao Cemitério Municipal foi construído na mesma época do cemitério, entre 1853 a 1855, pelos freis da Ordem dos frades menores, Eugênio Maria de Gênova, Frei Arcanjo e Frei Paulino.

 

Praça JK
Foi construída em 1967 pelo Prefeito Municipal  José Henrique Costa, sendo a primeira obra de grande vulto municipal. A praça sempre foi palco de importantes eventos e manifestações artísticas e cívicas, sendo uma referência cultural da cidade. Hoje ao lado de construções que relembram o passado é sem dúvida um patrimônio cultural e representa o cartão postal da cidade.

 

Cruzeiro das Missões
Este cruzeiro é datado de 13 de fevereiro de 1873, foi erigido pelo reverendíssimo Frei Paulino, da Ordem dos Capuchinos, como sinal de seus profícuos trabalhos que correndo toda as Minas Gerais em Missões, veio estar na cidade onde encontrou apoio do seu empreendimento do então Pároco Padre Caetano Romanelli.

 

Ecoturismo
• Como turismo ecológico há a Lagoa da Bagagem formada por barragem.
• Cachoeira do Ribeirão dos Morais, também conhecida como Usina.
• Morro Agudo (aproximadamente 1000 m de altitude, com distância de 9 km da área urbana).
• RioPará.
• Ribeirão dos Morais.
 




TAG's: Pontos, Turísticos

Inicial | Voltar
Link permanente: