Alerta Minas Gerais está passando pela pior epidemia de dengue da história

ATENÇÃO: MINAS GERAIS ESTÁ PASSANDO PELA PIOR EPIDEMIA DE DENGUE DA HISTÓRIA. LEIA ESTA NOTÍCIA E ENTRE NESTA LUTA.

Os vereadores da Câmara Municipal estão em estado de alerta total contra a dengue. Na última segunda-feira, 28/03, a presidente Walquiria Fonseca juntamente com a unanimidade dos parlamentares alertaram pela possível calamidade, que não vem sendo mostrada pela Secretaria de Saúde. O fato é, que o Estado de Minas Gerais (região centro-oeste mineira em especial) vivencia dias de alerta contra a dengue. Segundo levantamento apresentado pelo jornal Estado de Minas, a epidemia já tem proporção para ser chamada de a pior da história dos mineiros. Isso, porque somente neste ano, entre janeiro e março, já são mais de 159 mil diagnósticos e 14 mortes confirmadas, além de 38 óbitos que ainda estão sob investigação. Esse crescimento representa um aumento de 63% do numero de casos notificados entre os anos de 2013 e 2016 no mesmo período.

No Centro-Oeste mineiro a situação não se diferencia. Na tarde desta terça-feira, dia 29 de março, o prefeito de Divinópolis, Vladmir Azevedo decretou estado de emergência no município que já teve duas mortes confirmadas este ano, e ainda, obtém um montante de mais de nove mil casos da doença notificados em fase de analise.

Em Nova Serrana, o combate aos focos de proliferação do mosquito foi intensificado, porque o ultimo LIRA (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti) apontou que o município está com índice de 5%, muito superior ao determinado pelo ministério da saúde que é de 1%. A preocupação com a proliferação da dengue se intensifica com a incidência de casos do Zika Vírus e da Chikungunya, que também são transmitidos através do Aedes Aegypti, o que aumenta a responsabilidade da população com relação ao combate a doença. Em São Gonçalo do Pará, no ano de 2013 nos tornamos uma das 11 cidades do Estado com os piores índices de dengue, com um aumento de 1000% do numero de casos comprovados da doença. Hoje mediante ao atual quadro estadual devemos intensificar nossas atenções para que não sejamos novamente atingidos por uma nova epidemia, e para isso a sua participação é fundamental.

Como dever de cidadão devemos cuidar e limpar os nossos quintais e lotes vagos, tampar as caixas d’água, evitar acumulo de água em vasos de plantas, evitar o acumulo de pneus e garrafas em locais onde possam acumular água, e ainda, devemos conscientizar nossos vizinhos de que o combate a dengue é um dever de todos.

É importante ressaltar ainda que se você sente alguns dos sintomas mostrados na imagem postada junto a esta matéria, procure atendimento em uma unidade de saúde. O diagnostico correto é crucial para a eficácia do tratamento e recuperação mediante as doenças.

TAG's: Alerta, Minas, Gerais, está, passando, pela, pior, epidemia, dengue, história

Inicial | Voltar
Link permanente: